• A Formação do Acervo da UFSC

O acervo de obras de arte da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi formado ao longo das seis décadas da Universidade. As aquisições de obras de arte têm acontecido de várias formas, como a doação direta do artista, aquisição como prêmio de salões de arte realizados na UFSC, ou através de projetos específicos. A partir da criação da Galeria de Arte da UFSC em 1989, de maneira sistemática e mais intensa, durante os vinte anos de seu funcionamento, também foram obtidas obras através das exposições mensais realizadas na Galeria de Arte, em que os artistas que realizaram exposições individuais doaram uma obra da mostra para o acervo da instituição

O acervo de obras de arte da UFSC está presente em vários edifícios e em algumas áreas externas da instituição. Periodicamente, eram realizadas exposições do acervo, para apresenta-lo à comunidade universitária e ao público. Nessas ocasiões, além de uma seleção de obras mais antigas, a Galeria exibia parte das obras de arte incorporadas recentemente.

O acervo da UFSC possui obras de artistas renomados no estado de Santa Catarina e também artistas reconhecidos nacionalmente, como Antonio Mir, Burle Max, Domingos Fossari, Eli Heil, Elias Andrade, Guido Heuer, Hassis, Lucila Horn, Martinho de Haro, Meyer Filho, Rodrigo de Haro, Rubens Oestroem, Vecchietti, Zumblick, além de trabalhos de artistas estrangeiros, como Alejandro Pita (Argentina), Freddy Escobar Vega (Bolívia), Jorge Ferro (Venezuela), Luchi Collaud (Argentina).

Além das obras do acervo que costumam ficar expostas em salas de diversos setores da instituição, há outras que estão expostas permanentemente em fachadas de edifícios ou pelos jardins do campus, como “Companheiros em Realização” (Centro Sócio Econômico), mural cerâmico do americano Gene Anderson, resultado de um workshop com artistas locais; “O Guardião” (ao lado da Biblioteca Universitária), escultura da artista Elke Hering; “Livro da Criação da América Latina” (paredes externas do prédio da Reitoria), mural cerâmico de Rodrigo de Haro; “Caminhos da Liberdade” (interior do Centro de Convivência), de Max Moura, Flávia Fernandes e Jandira Lorenz, resultado da implantação da oficina de gravura em metal do Departamento Artístico Cultural (DAC) da UFSC. O público que visita a Universidade também pode apreciar a pintura mural “Humanidade”, de autoria do artista catarinense Hassis, no interior da Igrejinha da UFSC (obra restaurada entre 2018 e 2020), e a pintura mural “Folclore e Indústrias de Santa Catarina”, de Martinho de Haro, no Hall da Reitoria, junto à Praça da Cidadania.

Com um acervo de obras de arte formado ao longo dos 60 anos da sua trajetória, a Universidade Federal de Santa Catarina valoriza a criação e a produção de artistas das mais diversas procedências, estilos e técnicas, possibilitando à comunidade, através do contato com a obra de arte, uma reflexão sobre a relevância da arte e do artista dentro de uma instituição de ensino plural e de excelência.

04/12/2020

Amícia Parreira Martins
Galeria de Arte da UFSC
Departamento Artístico Cultural (DAC)