• A Galeria de Arte da UFSC

(A GALERIA DE ARTE DA UFSC PERMANECE FECHADA PARA REFORMA.)

Com área de 220m², é espaço cultural destinado a exposições de Arte Contemporânea, foi inaugurada em agosto de 1989.

Atualmente a Galeria de Arte está fechada para reforma. Por suas instalações e atuações, sempre foi considerada uma das melhores de Santa Catarina. Com sala de exposição denominada Aníbal Nunes Pires, é um espaço com localização privilegiada dentro do campus universitário, dispondo de infraestrutura necessária à realização de mostras de qualquer natureza. A cada mês, em média, o público era convidado para uma nova exposição.

As exposições realizadas na Galeria de Arte possibilitam que se ofereça, à comunidade universitária e externa, um workshop coordenado pelo artista que está expondo no momento. Nessa oportunidade, a comunidade pode participar do processo de criação e elaboração de uma obra de arte. Além de workshops, O Encontro com o Artista, outra ação educativa da Galeria, oportunizava que este partilhasse com o público os saberes sobre aspectos teóricos e processos criativos da sua obra de arte.

A Galeria tem como objetivo mostrar propostas com linguagens contemporâneas em várias técnicas que proporcionem à comunidade universitária o debate, a discussão e o conhecimento de novas técnicas do fazer artístico. É um espaço aberto à comunidade em geral, atendendo a artistas brasileiros e de outros países.

As exposições realizadas na Galeria de Arte têm possibilitado que se ofereça à comunidade universitária um “Encontro com o Artista”. O objetivo desse encontro é possibilitar que o artista que expõe na universidade possa fazer uma comunicação do seu trabalho para a comunidade universitária, artistas e professores de arte da rede pública de ensino, professores de escolas particulares e para o público em geral, pessoas interessadas em atualizar os seus conhecimentos em artes visuais. Nesses encontros o artista tem a oportunidade de falar sobre o processo criativo da sua obra, o que envolve o conceito teórico e as técnicas utilizadas na produção de uma obra de arte.

Nessa aproximação entre o artista e a comunidade também são relatadas experiências de vida do artista, desde a sua formação, processos de pesquisa, produção e difusão dos trabalhos. “O encontro é uma oportunidade para socializar o conhecimento que é produzido nos ateliês e na academia”, enfatizam os coordenadores do projeto da Galeria de Arte da UFSC.

A “Exposição de Arte dos Funcionários da UFSC”, com produções artísticas de servidores técnico-administrativos e servidores docentes dos quadros efetivos da UFSC (em atividade ou aposentados) realizada há três décadas, encontrou na Galeria de Arte melhores condições para ser apresentada. Com o fechamento da Galeria de Arte para a reforma, esta exposição passou a ser apresentada no Hall da Reitoria da UFSC. Em 2021 esta exposição foi denominada “30ª Mostra de Artes Visuais dos Servidores da UFSC” – Edição Virtual 2021 e será realizada em uma plataforma virtual, devido às condições de trabalho remoto na UFSC, respeitando os protocolos de saúde e distanciamento social da pandemia de COVID-19.

A Galeria de Arte da UFSC faz parte do DAC – Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da UFSC e está localizada no prédio do Centro de Convivência do Campus Universitário da UFSC no bairro Trindade, Florianópolis, SC.

22/07/2021

Veja mais sobre a Galeria de Arte da UFSC acessando o texto (notícia) sobre a

Exposição Galeria de Arte da UFSC: 20 anos (1989-2009)

Galeria de Arte da UFSC/DAC:

Departamento Artístico Cultural –  DAC:

Secretaria de Cultura e Arte – SeCArte:

www.secarte.ufsc.br