• Heloisa Espada Rodrigues Lima (Heloisa Espada R. Lima)

Heloisa Espada Rodrigues Lima (Tubarão, Santa Catarina, 1975). Curadora, pesquisadora e crítica de arte. Com trânsito nacional e internacional, é um dos principais nomes da pesquisa sobre arte concreta, especialmente sobre fotografia. Seus interesses curatoriais partem de uma reflexão sobre a fotografia moderna e contemporânea, com o intuito de questionar o documento fotográfico, analisando seu contexto de circulação, desconstruindo a ideia da imagem transparente e entendendo a fotografia como uma produção cultural ligada a intenções.

Inicia trajetória de pesquisadora em Florianópolis, durante graduação em Educação Artística (1997), com iniciação científica sobre Franklin Cascaes (1908-1983), artista catarinense que registrou os costumes de sua região. Terminada a pesquisa, ganha concurso da Fundação Franklin Cascaes para publicação do livro Na Cauda do Boitatá: um Estudo do Processo de Criação dos Desenhos de Franklin Cascaes, em que analisa os esboços do artista.

Em 2006, completa o mestrado com Fotoformas: a Máquina Lúdica de Geraldo de Barros, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Na dissertação, analisa as relações de Geraldo de Barros (1923-1998) com diferentes grupos durante o período de 1946 a 1952, como Grupo Ruptura, MAM/SP, Masp e Foto Cine Clube Bandeirante. Além disso, trata também dos eventos que ocorreram na época da realização da série Fotoformas.

Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa430309/heloisa-espada

_________________________________________________

Sua técnica é a Fotografia.