• Hiedy de Assis Correa (Hassis)

  • Voltar

Nascido em Curitiba-PR em 1926. Vive em Florianópolis desde 1944. Pintor e desenhista autodidata, trabalhou em publicidade símbolos, logotipos, cartazes, capas de revistas e livros. Participou do movimento literário e artístico conhecido como “Grupo Sul”, trazendo a Modernidade à pintura catarinense. Em 1958, com outros artistas criou o GAPF (Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis) e recebeu o 1º Prêmio de Pintura no primeiro salão do grupo. De 1969 a 1987 realizou ornamentações de carnaval para diversos clubes de Florianópolis. Em 1966 criou desenhos motivados no folclore da Ilha de Santa Catarina, em mosaico português, para cinco praças públicas de Florianópolis. Realizou murais em Santa Catarina e em 1980 na Agência do Banco do Brasil, na cidade do Porto em Portugal. Ao longo de sua vida artística tem realizado inúmeras exposições individuais e coletivas em estados brasileiros.

_________________________________________________

Natural de Curitiba (PR), de Hiedy Assis passou a H. Assis Corrêa, depois a H. Assis, para resumir-se Hassis. Residiu em Florianópolis desde 1928. Começou a demonstrar sua criatividade desde a infância, quando empolgava-se com as revistas em quadrinhos, seus movimentos, formas e cores. Foram diversos temas que abordou em sua obra, em murais, desenhos, pinturas, fotografias, vídeo e escultura. 

Participou de aproximadamente 213 coletivas e salões de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. Conta com mais de 66 exposições individuais realizadas. 

Toda a evolução plástica de Hassis aborda seus registros de infância, situações do cotidiano, as marinhas, os temas sociais e sempre o folclore ilhéu, os lugares e personagens da terra catarinense, onde viveu desde os dois anos de idade até sua morte, em 2001, e também onde tornou-se marco importante no contexto de nossa arte.

Fonte: http://cultura.sc.gov.br/noticias/17661-17661-obra-de-hassis-e-tema-do-proximo-geracoes-do-masc

_________________________________________________

As suas técnicas são: Pintura, Acrílico sobre tela, Óleo sobre Eucatex, com PVA e Desenho, Lápis de cera,  a guache.