José Silveira D’Ávila (Florianópolis SC 1924 – Rio de Janeiro RJ 1985). Pintor, desenhista, serígrafo, gravador, escultor, designer têxtil, vidreiro artístico e professor. Cursa a Escola Nacional de Belas Artes e o Liceu de Artes e Ofícios, no Rio de Janeiro. Em 1950, cria o Atelier de Arte, ao lado de Carlos Oswald, com o objetivo de desenvolver a técnica da gravura no país.
Em 1955, interessado em novos materiais e na integração da arte e indústria, colabora na Formiplac para o desenvolvimento de laminados decorativos. Em 1965, recebe o prêmio de viagem ao exterior, concedido pelo Salão Nacional de Arte Moderna, o que lhe permite permanecer estudando na Europa de 1966 a 1968.
Em paralelo à produção artística, participa da fundação e da direção de várias entidades, como a Escolinha de Arte do Brasil e a Associação dos Artistas Plásticos Contemporâneos, além de dirigir o Masc, onde cria as Oficinas de Arte, e o Departamento de Pesquisas do Núcleo de Tecnologia Simples da UFSC. É considerado um dos pioneiros da serigrafia no Brasil.
Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa9848/jose-silveira-davila
_________________________________________________
A sua técnica é a Pintura.