• Rodrigo Antonio de Haro (Rodrigo de Haro)

  • Voltar

Primeiro filho do pintor Martinho de Haro (1907 – 1985), Rodrigo nasceu em Paris, na França, em maio 1939, quando seu pai usufruía de uma bolsa de estudos na Académie de La Grande Chaumière, de Paris. A bolsa de estudos foi conquistada no Salão Nacional de Belas Artes de 1937. Com o inicio da segunda guerra em setembro 1939 a família volta às pressas para o Brasil.

O nascimento parisiense marcará para sempre a trajetória de Rodrigo no cenário artístico. Crescendo num meio de arte e cultura, Rodrigo seguiu o caminho ditado pela genética da família: a pintura lhe veio dos conselhos paternais e a literatura graças à biblioteca do avô maternal Antônio Palma. E foi entre quadros, pinturas e pinceis, saraus, livros e leituras que Rodrigo se consolida como pintor, desenhista, gravador, escritor, poeta e contista.

Rodrigo de Haro é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, doutor pela Universidade del País Vasco e pós-doutor em Arte Pública pela UFF-RJ. Divide suas atividades profissionais entre Florianópolis e São Paulo. Em poesia, atua desde 1960 como organizador do movimento surrealista e tem seus poemas publicados em livros no Brasil e em antologias na Espanha e Estados Unidos. Por volta de 1987, trabalha na decoração do Teatro Municipal de Florianópolis, com 80 painéis Mandalas.Fonte: https://noticias.ufsc.br/2019/11/artista-rodrigo-de-haro-recebe-homenagem-na-ufsc-neste-sabado-dia-30/

_________________________________________________

A sua técnica é a Pintura, Acrílica sobre cartão.